terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pequena reflexão no realismo do séc XIX.

                          Gustave Leonard de Jonghe (1829 – 1893) – Repouso da tarde.

Vejo ai, nesta bela imagem pintada no século XIX, um momento muito precioso e raro para nossos dias. Dias estes tão turbulentos onde já não temos mais tempo para coisas simples como um pequeno repouso na varanda de casa.

Outra coisa que me chama a atenção nessa pintura é o que está na mão desta senhora, um livro! Quantos de nós tem paciência  e principalmente tempo para se sentar e apreciar uma boa leitura, principalmente espiritual como escritos e vida dos santos?

O estilo de vida moderna nos coloca tantos empecilhos para este momento, horas extensas de trabalho, horas e horas dentro de uma condução abarrofada de pessoas estressadas ou de um carro na volta do trabalho para casa( ao menos para quem mora nas grandes capitais). Não obstante, quando não são esses fatores a nos tomar todo o tempo, aparece um outro que nós mesmos escolhemos, que é a "bendita"-para não dizer outra coisa- da Televisão! ( Meio de comunicação este que, salvo raras exceções, dispença comentários sobre seu contúdo). Quanto tempo não perdemos em nossas vidas por causa dela? Quantos repousos, boas leituras e conversas agradáveis não deixamos de ter devido ao tempo que ela nos tomou? Quanta informação e cultura não deixamos de absorver dos livros por conta dessa?

Penso que todos nós deveríamos nos esforçar por buscar esses momentos, que fazem bem tanto ao nosso corpo quanto a nossa alma, enriquece nossa cultura ou simplesmente alivia a pressão sobre nossas cabeças. E o melhor de tudo, nos dá tempo para refletir e meditar sobre as coisas lá do céu, imprescindível para o nosso progresso espiritual e nossa salvação.

Salve Maria.

Santa Cecília, ora pro nobis.

Bruno Inácio.

2 comentários:

  1. Meu querido,

    Obrigada pela contribuição. Muito boas as tuas explanações.

    Salve Maria!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, parabéns bela reflexão!

    Quando ligo na casa da mamãe à noite, ela me diz: depois nos falamos MINHA novela começou.....

    ResponderExcluir