sábado, 18 de dezembro de 2010

Cena de família ( Almeida Junior, 1850-1899)

Bom, já deu para perceber que gosto muito das obras do realismo, movimento que surgiu no fim do séc. XIX na frança. Esta obra é de um pintor brasileiro, Almeida Junior, que é famoso pelo regionalismo em suas obras.

Se Almeida Junior pintasse "Cena de família" hoje, no séc. XXI, tenho certeza que a "cena" seria bem diferente dessa. Creio que o pai estaria na sala assistindo ao futebol ou a Tela-quente, a mãe em outro cômodo assistindo a "bendita" novela e os filhos, ou melhor, o filho, estaria trancafiado em seu quarto em frente ao computador. Veja só como é bonita a união da família moderna, não?

O que descrevo aqui sempre foi a realidade de minha casa, e tenho certeza que é a de 90% dos lares de hoje.
Desde que me tornei católico tradicionalista, isso mesmo, tradicionalista, e depois que vi que não tinha vocação religiosa, tenho a vontade de um dia, se assim Deus permitir, casar-me e constituir uma família. Fico sempre pensando como será minha relação com os filhos e esposa.

Quero com a graça de Deus, construir um lar, primeiramente fundados nos princípios católicos, e depois, onde o diálogo seja sempre presente; Imagino o quão triste deve ser para um pai não saber o que se passa com seus entes mais queridos, saber que não se sentem a vontade em contar-lhe problemas, anseios e dúvidas.  

Esta é a realidade da maioria das famílias, construídas sem Deus, onde reina o materialismo, onde a referência já não é mais o pai, mas sim a televisão e a internet, pois, já que não há conversa, é melhor assistir TV, navegar pela internet, do que ficar naquele “silêncio constrangedor”...  

Que a Sagrada Família nos livre dos moldes da família moderna!


Salve Maria!

Santa Cecília, ora pro nobis.

Bruno Inácio.

4 comentários:

  1. Eu também espero que formemos uma linda família católica meu querido...

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse quadro!
    Um dos meus favoritos do Almeida Júnior.

    ResponderExcluir
  3. ótima descrição da realidade. Infelizmente na minha casa é exatamente assim, com um agravante que eu moro com meus avós e meus pais são separados. Não tem diálogo, não tem palavras doces de amor nem de carinho. É por isso que me preparo desde agora para o casamento juntamente com meu namorado.

    ResponderExcluir