quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

As rosas do meu jardim


 Passei muito tempo da minha vida me machucando com os espinhos das rosas que as pessoas me ofereciam. Não sabia como aproveitar a beleza e o perfume das rosas do meu jardim sem me machucar com os seus espinhos. As menores coisas me faziam sofrer e por mais insignificantes que parecessem aos olhos alheios para mim eram, algumas vezes, ofensas terríveis. Um olhar um pouco desconfiado, uma palavra meio atravessada, um simples silêncio podia me causar tristeza; e assim eu acabava por afastar algumas pessoas e desprezar as lindas rosas que eu tinha. Era uma tristeza angustiante e profunda, me sentia como se ninguém gostasse de mim.

 É a escuridão em que muitos vivem por não conhecer ou não aceitar a Deus e as Suas Verdades. Minha vida não tinha nenhum sentido e, embora aparentasse força e vigor, morria por dentro e chafurdava na lama que eu mesma procurava todos os dias.

 Junto com estas tristezas todas vinham vários complexos. Complexo por não ter o nível social que eu queria; complexo com meu corpo, com meus cabelos, com minhas roupas, com meu nome. Enfim, complexos para dar e vender, rs.

 Depois que veio a tão importante conversão ao catolicismo e depois com o conhecimento da sã doutrina, todas essas afetações sumiram. Descobri enfim, minha finalidade aqui na terra e a minha importância diante de Deus. Descobri Nosso Senhor, que por mim morreu na Cruz. Descobri que se me tratarem bem não é por causa dos meu méritos e sim pela graça divina e para a glória de Deus, e se me tratarem mal é pouco, pois mereço todos os sofrimentos por causa dos meus pecados. Não posso esperar que o mundo me trate bem, pois não sou do mundo, se fosse do mundo o mundo não me atormentaria, mas como não o sou o mundo zomba de mim e da minha catolicidade. Foi desse modo que encontrei felicidade e paz para o meu pobre coração; lembrando a todo instante que nada sou, senão aquilo que sou diante de Deus, e que se é a Ele que devo agradar, então por que sofrer com o comportamente alheio?! Somente o que nos separa de Nosso Senhor é que deve ser motivo de tristeza e incômodo para nós.

 Depois de descobrir tão grande pérola, e única que realmente importa, ou seja a FÉ verdadeira, foi que minha vida se assentou e eu pude enfim olhar para o jandim de rosas que me cercava. Olhar para as rosas que eu tinha e que nem me dava conta, e que pouca ou nenhuma importância lhes dava. Pude enfim, colhê-las sem me espinhar porque, ainda que às vezes pudessem me machucar eu não mais sentia ou se sentisse eu não mais sofria.

 Tenham todos um santo dia!

 In Corde Jesu et Mariae.

 Lucie.

7 comentários:

  1. É, espinhos são doloridos, estou em cicatrização de um último ferimento, nunca mais vou deixar me fazer sofrer ao me difamarem; ainda mais eu sabendo que sou inocente da acusação. bj

    ResponderExcluir
  2. Lucie,

    salve Maria!

    Engraçado que eu me peguei pensando isso nesses dias. E foi um dos motivos que me fez criar o Escravidão de Amor. As mudanças frente aos sofrimentos e perseguições, a nova vivência de amar os outros gratuitamente, de ser grata por coisas que não merecemos pelo fato de sermos pecadoras, o ver o amor de Deus em coisas que nunca víamos e de sermos felizes não só com as rosas mas também com os espinhos...

    A Fé nos muda de modo que ao mundo somos bobas - ou, como muitos falam, inocentes. Pro mundo, amar é coisa pouca, é nada. Pra Deus, amar se torna nosso tudo. E quanto mais sofremos, mais amamos... e mais somos felizes. Levando a Cruz.

    Estive percebendo em umas situações até no meu noivado, já ouvi de muita gente 'nossa, eu não aguentaria com tanta paciência assim, vc é boba de aguentar tudo isso'... realmente, se fosse há um ano atrás, eu já teria desistido de muita coisa, já teria pecado um monte me irando... mas aí, vejo boas oportunidades de me penitenciar em silêncio pelos meus pecados que são tantos. Vejo a paciência - que virtude magnífica - crescendo e me modificando. E tudo graças a Virgem Maria e a Cristo.

    Continue a postar, seus textos e do Bruno são ótimos!
    E tenha um bom dia também!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Lyn,

    Profundas e verdadeiras palavras.

    Tem certas coisas que nos ferem muito, ainda mais se vindas de pessoas próximas e queridas. E devemos pedir a Nosso Senhor que nos dê força e humildade para não pecar neste momentos. É difícil, mas com a ajuda dEle e de Nossa Senhora do Bom conselho conseguimos.

    Obrigada pelo carinho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Lucie
    não sei se, já tem lido um livro chamado -Pequeno Principe, de um escritor francês Antoine de Saint-Exupéry ; é um livro que serve tanto para adulto ou crianças, são leitura rica de ensino. O pequeno Principe tinha conhecido muitos amigos, mas a sua rosa é mais importante, é ele quase no final do livro tem encontrado um jardim de rosas, pensando ele que só existiria uma unica rosa que ele tanto amava, e era importante para ele, o principe também conheceu a raposa que pediu ao principe que o cativasse assim que tinha que ir, a raposa ficou triste é disse: "tu te tornas eternamente responsavel por aquilo que cativas"
    A beleza da rosa está nos espinhos, ou seja , se não fosse os espinhos das rosas , elas transformariam em rosas tão belas e e cheirosas, também foi uma coroa de espinhos que colocaram na cabeça de Jesus, os espinhos serviram ou servem para crescermos e tornamos e transformarem em pessoas belas e agradaveis a Deus e nosso semelhantes.
    Também encontrei muitos espinhos nas rosas que apareceram e entraram na minha vida, e como aprendir e crescir com os espinhos das rosas...

    Abraço , gostei muito da sua reflexão.
    Marília

    ResponderExcluir
  5. Marília,

    Que bom receber seus comentários. Seja muito bem-vinda ao blog e comente sempre que quiser.

    Eu já li o Pequeno Príncipe sim, é mesmo lindo. Mas eu não tinha parado para comparar comigo. Mas é mesmo isso, as rosas são belas, talvez a mais bela das flores, mas trazem com elas os espinhos. Quando colhemos uma rosa podemos talvez nos ferir com seus espinhos, mas será um ferimento pequeno demais perto da beleza e do perfume que ela nos proporciona. As pessoas também são assim. Todos possuimos defeitos e se queremos que os outros suportem os nossos espinhos também nós deveremos suportar os alheios.

    Abraço,
    Lucie.

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é lindo ..Parabéns ! Se quiser conhecer o meu tbm...fique a vontade.Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Lucie, queria conversar com vc. Meu facebook é Raíssa Mourão. Achei maravilhoso o que escreveu, e mexeu muito comigo. Queria conversar sobre isso. A foto de capa é uma frase de Santo Tomás de Aquino, sou de guanhães, e a foto do perfil, estou de óculos. Ficarei feliz se me adicionar, não te encontrei. Beijos

    ResponderExcluir