quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Onde estão as minhas prendas?



 As mulheres de antigamente eram educadas para o casamento e para a vida em família, e por causa disto possuíam muitas prendas. Sabiam costurar, bordar, pintar, tocar algum instrumento e cozinhar excelentemente. Infelizmente, o cenário que vemos hoje é bem diferente.

 Hoje em dia o que é exaltado nas moças são as suas qualidades físicas, e as verdadeiras qualidades são deixadas de lado. O que realmente importa nas meninas - o caráter - é substituído por um bonito rostinho. As meninas não aprendem de suas mães o que é necessário para cumprir sua finalidade, aliás nem a sua finalidade elas aprendem.

 O que tem de valoroso em uma mulher em nossos dias são os seus estudos, suas experiências, seus títulos, seu trabalho. A mulher moderna é "feliz" apenas quando é bem sucedida, e nenhum valor tem saber cozinhar, costurar, bordar ou pintar. Estas prendas são antiquadas demais aos olhos da mulher de carreira, e riem de quem dá valor a tais coisas. 

 É triste ver as meninas de nossos dias. Elas não aprendem nada para ocupar o tempo de menina. Só sabem andar na rua com suas coleguinhas, conversar e passear. Gostam do Jantin Bieber e do Restart; seguem as modinhas da escola e amam ver TV. Nada de livros, nada de boa música, nada de bordado ou costura, nada de instrumentos. Estas coisas são bobagens, frescuras para elas.

 Mesmo as famílias pobres se preocupavam de bem preparar as suas filhas para o casamento. Uma moça prendada valia mais que uma moça bonita. As meninas eram cuidadas como se fossem lírios delicados e frágeis que precisavam de proteção, e que eram preparados para serem um dia colhidos.

 Tais coisas ficaram no passado. Poucas são as mães que se preocupam em ensinar alguma prenda às suas filhas. 

 Eu, infelizmente sou uma destas meninas que cresceram e ficaram privadas das prendas necessárias a uma mulher. Sei cozinhar um pouco, bordar (aprendi depois de adulta) e fazer crochê, também aprendido depois de adulta. Mas ainda fiquei sem saber costurar, sem saber tricô e sem saber pintar; espero ainda poder aprender estas coisas para ensinar às minhas filhinhas.

 Por enquanto, fico eu cá procurando pelas prendas que deveria ter...

 In Cor Jesu et Mariae,

 Lucie.


Um comentário:

  1. Oi Lucie! Salve Maria!

    Primeiramente, obg pelo comentário no blog :) que bom que gostou da postagem nova.

    E nossa, se lhe disser - mais uma vez - que estive pensando nisso hoje vc acredita? rs

    Tenho estado ás avessas pensando no meu enxoval [falta pouco, eba!], voltei a bordar, mas me desacostumei... e fico olhando, graças a Deus aprendi a bordar cedo, sempre gostei, não sei pintar nem cozinhar bem, mas morando sozinha aprendi a cuidar de uma casa ao menos razoavelmente... imagina se Deus não tivesse me dado essas oportunidades que moça leviana eu seria hoje?

    Fico olhando as mocinhas, minha priminha que mal sabe fazer o sinal da cruz... como será os seus futuros? Trabalhar, ganhar dinheiro e usar métodos anticoncepcionais? E quando vir um filho, jogará nas mãos de uma creche? Abortará? [Deus as livre!]

    Mas não perca a vontade de aprender coisas novas, a ser boa dona de casa, boa cozinheira, boa moça de família... tudo isso, se feito por Nosso Senhor, será recompensado. E a experiência vem com a prática.

    Beijoca.

    ResponderExcluir