quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Coisa de Interior - Parte II


 O interior é assim: pequeno, quieto, pacato e simples. Tem sempre uma praça na frente de uma igrejinha antiga, onde os velhinhos se sentam para "prosearem", e as mamães levam seus filhinhos para andarem de bici. E têm sempre barraquinhas de bolinho de frango e caldo de cana à disposição de quem tiver fome; além dos vendedores de algodão doce e dos velhinhos que levam as crianças para passearem de carrinho. Tudo simples! Tudo mimoso!

 Devo confessar que em nenhum lugar (Interior ou Capital), se encontra apenas vantagens ou desvantagens. Na capital encontramos coisas que em nenhum lugar se encontra,como grandes lojas, grandes parques, boas escolas e boas Universidades, museus, teatros e opções culturais as mais variadas possíveis. Isto eu não posso negar! Mas se a capital oferece tais "confortos", deixa a desejar em muitos outros aspectos, que são por vezes frutos da própria grandeza da cidade. Quanto maior a cidade, maior o trânsito, maior a poluição, maior a violência. 

 Talvez eu esteja errada. Talvez o que deixe a cidade cheia de problemas não seja o número de pessoas, e sim a falta de estrutura. Mas acredito que milhões de pessoas transitando por um mesmo lugar e vivendo perto umas das outras tenham sim sua parcela de culpa no turbilhão que encontramos nas metrópoles. São Paulo por exemplo tem milhões de habitantes que quase que se afogam no meio uns dos outros. Os amigos paulistanos que me perdoem, mas é de uma indignidade horrenda andar de metrô em horário de pico. Eu não me acostumo!

 No interior não temos grandes lojas, grandes universidades, grandes parques ou grandes eventos culturais; aliás nem pequenos eventos culturais, o que é uma pena, é claro! Mas temos o que é impagável: o sossego e a tranquilidade tão necessários para bem viver. Aqui não tem congestionamento nem ônibus lotado. As pessoas são amáveis e gentis. Todo mundo conhece todo mundo: o motorista de ônibus, o açougueiro, o vereador, o médico, etc...A vida aqui é tão tranquila que às vezes, mas só às vezes, chega a ser monótona.

 Aqui na minha cidade temos a feira de domingo, a festa do milho, a festa do Divino Espírito Santo. Infelizmentes tais festas, com cunho religioso, não guarda a religiosidade de outrora. Itapetininga perdeu sua raiz católica nos seus 240 anos. Mas algumas igrejinhas ainda guardam o estilo antigo e o mesmo altar da missa de sempre. Os mais velhos ainda são católicos e ainda guardam algumas tradições, como por exemplo se reunirem na igreja para rezarem o terço.

 Muitas das boas características do interior se perderam por entre os anos. O modernismo e o liberalismo conseguiram nos encontrar aqui nas nossas terrinhas. E mesmo a menor das cidades foi atingida pelos erros que hoje assolam a nossa vida. Também aqui chegou a nudez, chegou a decadência da moral, não no mesmo grau que atinge as grandes cidades, mas chegou. O que é muito triste!

 O que me parece, é que o interior era muito melhor de se viver quando as pessoas eram melhores. E que o nosso interiorzinho era mais interiorano do que nunca no tempo de nossos avós.

 Mesmo com todos os defeitos de minha cidade, eu gosto muito de aqui viver...

 In Cor Jesu et Mariae,

 Lucie.




3 comentários:

  1. O interior já foi melhor pra se viver. Agora, muitas vezes, o que era interior já é cidade mediana e começa a sofrer com o que as cidades grandes vivem sem ter os 'confortos' da cidade grande... lamentável.

    Ainda quero uma casa no campo, num distritozinho assim, pequeno e pacato, com pracinha e igreja, pra criar meus filhos.

    Estudo numa grande universidade, moro numa grande cidade,... mas nem se compara com o poder fazer uma faculdade aqui, e as coisas calmas e tranquilas que tenho na cidade do interior [que já é mediana e tem estado cheia de problemas rs].

    Se pudesse dar um conselho seria que nenhuma moça católica quisesse morar numa cidade grande... deixa-nos muito vulneráveis a todo tipo de perigo, nos dificulta a modéstia e a humildade até, fora que a qualidade de vida é horrível.

    Lendo essas suas postagens, deu (mais) vontade de ir conhecer Itapetininga.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou de uma cidade próxima à Itapetininga, e é menor ainda, se chama Alambari,já ouviu falar?
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Então Lucie, eu estou em época de provas na faculdade. Se quiser podemos marcar algo para depois do dia 15 de abril, o que você acha?
    Salve Maria!

    ResponderExcluir