segunda-feira, 25 de abril de 2011

Era uma casa...


 Certas coisas que nos acontecem merecem ser relevadas e por vezes refletidas. Estive a pensar naquela musiquinha conhecida de todos, mas preferida de poucos: "era uma casa muito engraçada, não tinha teto não tinha nada...", e embora o autor da música (Vinícius de Moraes) não seja nenhum prodígio e suas músicas (quase) sempre tenham apelo sexual e de nenhum proveito à alma humana, esta música, a da casa, tem seu valor.

 Tem valor não pela letra que a compõe, que está mais para cantiga infantil que para texto reflexivo. Mas sim pelo tema que a pequena canção suscita, A CASA.

 A casa é o reduto das famílias, é onde se descansa, onde se aquece, onde se come, onde se vive. Mas a casa não pode ser apenas onde se descansa, onde se se aquece, onde se come, onde se vive. É preciso ser também onde se tem um LAR. A casa não pode ser como uma pensão onde se vai apenas para comer e dormir. É preciso que a casa esteja cheia de vida e que os que dividem aquela lar queiram sempre estar dentro dela.

 Infelizmente em nossos dias gasta-se muito tempo trabalhando fora da casa, tanto o pai como a mãe de família. Em nossos dias se valoriza o trabalho que "sustenta" a casa, mas se esquece o trabalho da casa que sustenta a família. A casa precisa ser o reino que mantém os soldados firmes na guerra. O trabalho que se faz dentro de casa, educação dos filhos e apoio  ao marido é que mantém todos sustentados. Com a fé e a moral que a rainha do lar ensina aos seus a casa será sempre A CASA.

 Conheço muitas pessoas que se desgostam quando tem que voltar para casa, ou se entediam quando estão dentro dela. Ou ainda, se distraem individualmente com TVs e computadores, cada um no seu canto, sem nenhuma vivência entre eles, o que é lamentável. As crianças só têm a companhia da mãe quando ela volta do trabalho. Mas de tão cansada que está e atarefada com os afazeres domésticos nem lhe sobra tempo para cuidar de seus pobres filhinhos e de sua educação moral. Importa apenas que o filho não vá mal nas aulas e que não faça barulho dentro de casa. Pouco importa se as crianças gastam horas na TV ou se têm distrações inúteis. O Cansaço de um dia árduo no trabalho é maior que a responsabilidade da educação dos pequenos. E os dias passam um após outro sem grandes acontecimentos, em uma vida monótona e cansativa.

 Por desconhecer o valor e a finalidade da CASA e da família que dentro dela vive é que muitas famílias se desfazem. A casa se torna apenas um lugar para voltar depois do trabalho ou da escola. Se desfazem as famílias depois que se desvirtua a finalidade da casa.

 A casa não precisa ser grande e ostensiva. Precisa apenas ser construída nos valores católicos e ter dentro dela uma mãezinha que deseja muito fazer daquela casa, muitas vezes pequenina e humilde, o lar mais produtivo do mundo. Devemos ter dentro das nossas casinhas a paz que se achava na casa da sagrada família. Ter Jesus como hóspede é o primeiro passo de quem quer ter um LAR.

 Jesus deve reinar em nossas casas assim como deve reinar em nossos corações. Que venha sobre nós e sobre a casa que abriga os nossos, o reino dAquele que venceu a morte, para que na casa reine  a vida.

 Por isso, minhas caras amigas, façamos nós o firme propósito de, com a ajuda de Nossa Senhora Auxiliadora, fazermos de nossas casas o LAR de que precisam os soldados de Cristo para lutar.

 Que Nosso Senhor ressuscitado seja o nosso apoio. Que Nossa Senhora seja a nossa guia.

 In Cor Jesu et Mariae.

 Lucie.

Um comentário: